“Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.” João 20:15
Buscamos muitas coisas nesta vida. Somos seres humanos buscando preenchimento de todas as nossas demandas. Buscamos satisfação, felicidade, relacionamentos, saúde e bem-estar, riquezas e tudo mais que nos importa. Sim, estamos numa busca, assim como Maria Madalena, de quem trata o assunto deste texto. Essa mulher havia encontrado Jesus, havia caminhado com Ele. Porém, algo aconteceu. Jesus morreu. Foi sepultado. Toda a alegria de Maria se foi. Toda a sua esperança. Ao terceiro dia após o sepultamento, ela vai ao túmulo em busca do cadáver. Era tudo o que restava: morte. Era sua única certeza.
O ser humano vive o mesmo dilema de Maria. Busca felicidade, satisfação, tranquilidade aqui e agora, mas todos têm a mesma certeza: a morte. Caminhamos em direção ao túmulo. Desde quando nascemos, não estamos ganhando vida, mas perdendo-a. Seria esse o motivo de os bebês nascerem chorando? Enfim, por mais que a vida tenha seus altos e baixos, a única certeza é que todos nós temos o mesmo destino. A não ser que algo sobrenatural aconteça.
Maria chegou ao túmulo e notou que o acesso foi violado e que o cadáver não estava mais lá. Ela chorou. Tudo o que restava, repito, era o cadáver, a morte. Estando as lágrimas ainda escorrendo pelo seu rosto, um homem se apresenta e pergunta: Por que choras? Quem buscas?
Esta pergunta ecoa através dos séculos e chega com a mesma força até você: Quem buscas? Por que choras? O que faz você se sentir tão vazio, apesar de tudo o que buscou neste mundo? Sua alma pranteia porque não há mais expectativas para você? Nada faz sentido?
Querido(a), te digo, ainda há expectativa! Aquele homem que conversou com Maria foi o próprio Jesus, o filho de Deus. Ele ressuscitou. Está vivo. Ele a chamou pelo nome e então ela reconheceu a voz do Mestre. A alegria foi restaurada. A paz foi restaurada. A esperança foi restaurada. Jesus é a alegria, a paz e a esperança. Maria passou de uma testemunha da morte para uma testemunha da vida.
Jesus quer fazer o mesmo com você. Creia nEle e entregue-se ao Salvador. Quando você entender que todas as buscas desta vida devem estar em segundo plano à maior e mais importante busca (Jesus vivo), descobrirá que é melhor ter uma vida conduzida pelo mestre do que conduzi-la à sua própria maneira.
Quem buscas? Se for apenas as coisas desta existência, um dia perderá tudo. Afinal, ninguém vai levar um tostão para o caixão. Nenhum valor, diploma, conquista terá utilidade no túmulo.
Se buscar Jesus (não o morto, mas o vivo) e encontrá-lO, ganhará com Ele toda a eternidade. Pense nisto.
“Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:33
“Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.” Apocalipse 21:7