Quando a tristeza é melhor que o riso

Melhor é a tristeza do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração. Eclesiastes 7:3

A Bíblia é a Palavra de Deus cheia de sabedoria. Verdade seja dita, Ela é a própria Sabedoria!

Cada história e cada passagem tem ensinos riquíssimos para nossa caminhada. E o que é melhor, Ela nos dá entendimento e nos prepara para o encontro com o Senhor. Tudo o que você precisar, principalmente no que diz respeito a sua vida espiritual, você encontra na Bíblia.

O livro de Eclesiastes ou Pregador foi escrito por Salomão. Em uma de suas orações pediu sabedoria e entendimento ao Senhor, que lhe respondeu de pronto:

Por isso Deus lhe disse: “Já que você pediu isso e não uma vida longa nem riqueza, nem pediu a morte dos seus inimigos, mas discernimento para ministrar a justiça, farei o que você pediu. Eu darei a você um coração sábio e capaz de discernir, de modo que nunca houve nem haverá ninguém como você. 1 Reis 3:11-12.

Sendo fiel ao Senhor, Salomão foi inspirado por Deus para escrever muitos cânticos (1005) e provérbios (3000) como se diz em 1 Reis 5:12.

Mas atrevo-me em dizer que nem mesmo Salomão sabia a profundidade das palavras que foram ditadas a ele pelo Espírito Santo. Assim como Deus o deu sabedoria para tratar com o Seu povo Israel, essa sabedoria também foi dada para ele escrever sobre outra Sabedoria (vejam, com S maiúsculo): a Sabedoria Celestial que é o Senhor Jesus.

A passagem de Eclesiastes 7:3 nos tem muito a ensinar. Por muitas vezes somos provados pelo Senhor, passamos por “bons bocados”, e até mesmo sofremos por causa da nossa iniquidade, porque nossa desobediência nos traz consequências terríveis. Enfermidades, perseguições, pobreza, ansiedade, desilusões e preocupações são alguns dos problemas pelos quais passamos. Diante de tantas situações desfavoráveis aos nossos olhos, ficamos tristes, oprimidos, abatidos, sem forças e até mesmo queremos desistir de tudo.

O Senhor é tão sábio que sabe como tratar conosco. As nossas dores, permitidas pelo Senhor, tem um propósito perfeito: nos aproximar mais dEle, de Sua dependência e do Seu Amor. E isso é muito bom!

Por isso o Senhor nos diz: “Melhor é a tristeza do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração”.

Sei que é difícil entender o porquê dessa forma de agir de Deus. Mas a Palavra Viva nos faz entender isso. Na verdade o que passamos nesta vida é um espelho daquilo que outra pessoa passou: Jesus.

Foi Ele quem disse: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33.

Jesus deixou a glória do céu para sofrer o opróbrio no mundo. Desceu a este mundo para morrer no meu e no seu lugar, querido leitor. Se não fosse assim, nunca poderíamos nos aproximar do Deus Santo e Verdadeiro. Nós falhamos com Ele, nós pecamos e nos afastamos da Sua Presença. Mas Seu Amor transforma nossa vida e nos aproxima mais e mais dEle.

Em Jesus se cumpriu Eclesiastes 7:3 – “Melhor é a tristeza do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração”.

A tristeza de Jesus – na sua crucificação, humilhação, rejeição, no seu padecer por mim e por você – foi melhor que o seu riso, porque a tristeza do seu rosto (sua identidade era a de um servo sofredor) nos fez melhor o coração.

Jesus faz melhor nosso coração! Ele dá Vida Eterna! Como entender este Amor? Entregue-se a Ele, se renda e deixe a Sabedoria Celestial fazer melhor seu coração a cada dia. Guarde o teu coração em Cristo Jesus.

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Provérbios 4:23

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: